segunda-feira, 26 de setembro de 2011


http://www.comocriar.net/wp-content/uploads/2011/07/imagem-em-movimento-tumblr-Shrek.gif


Obá !
Como estudar química é bom né ?
Espero que vocês estejam gostando dos conteúdos apresentados aqui por mim!...
É, tá chegando ao fim da nossa etapa , breve estará sendo apresentado aqui o 4º tema, que é uma surpresinha , espero que gostem ! 
Me aguardem !



http://www.stat.purdue.edu/~chong/img/cat.hammock.gif
Atenciosamente :
Amanda Cerqueira.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk7ZekkjiUsFM6QjZVQq-VX-5hkqe1JgwFb06OzmDsmqNpqN3lu5Jqt6_xo2vsNTJ8iN0icVsO1NBfAlfXuZdEvufgXjwXZgjvvFED-3maKr8B_sUcjhCc6YRvloPQXB8x2nILxdCzatk-/




 
http://adrvsmtmtmt.blogs.sapo.pt/arquivo/bjo.gif

Importância do estudo das Reações Químicas.



As reações químicas fazem parte do nosso dia-a-dia. Por exemplo, quando vamos esquentar a água para preparar o café da manhã, estamos realizando uma reação química, pois o gás do fogão reage com o oxigênio do ar para produzir o calor que utilizamos para cozinhar os alimentos. Sabemos que para o carro andar devemos colocar gasolina. Mas o que a gasolina tem a ver com o movimento do carro?
Isso só é possível devido a uma reação química. A gasolina utilizada nos veículos é uma mistura de vários compostos. Um deles é o octano, composto formado por carbono e hidrogênio, cuja fórmula química é C8H18. Quando a gasolina reage com o oxigênio do ar produz dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e a energia que é utilizada para fazer com que o carro entre em movimento. 
http://www.cdcc.usp.br/quimica/fundamentos/reacoes.html

Curiosidades -Reações Químicas

Sódio, água e cloro gasoso 
Cloreto de potássio de uma bala de goma
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=2410

Por que devemos balancear uma Reação Química ?

EQUILÍBRIO QUÍMICO é um dos conceitos mais importantes no estudo da Química e a maior 
dificuldade para a sua abordagem reside na compreensão de uma reação que está em um constante “movimento”, se deslocando dos reagentes para os produtos e vice-versa, e ao mesmo tempo ter as concentrações das espécies se mantendo invariáveis.
http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_equilibrio_quimico.pdf


 O balanceamento só equaliza a quantidade de material que entra com o que sai.

Se estiver desigual, o balanceamento foi feito de modo errado ou a equação não é possível.

Por exemplo, se em certa transformação entrarem 3 moléculas de oxigênio, obrigatoriamente existirão 3 moléculas de oxigênio do outro lado da equação, mesmo que organizadas de maneira diferente.

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110427175518AAVASP5

Exemplos de Reações Químicas



Estas reações são também conhecidas como reações de composição ou de adição. Neste tipo de reação um único composto é obtido a partir de dois compostos.
Vamos ver uma ilustração deste tipo de reação!
Reação de Adição
Vamos ver alguns exemplos?
Cartaz - Exemplos de Reação de Adição






Como o próprio nome diz, este tipo de reação é o inverso da anterior (composição), ou seja, ocorrem quando a partir de um único composto são obtidos outros compostos. Estas reações também são conhecidas como reações de análise. Que tal dar uma olhadinha em uma ilustração e em alguns exemplos?


Reação de Decomposição
Cartaz - Exemplos de Reações de Decomposição






Estas reações ocorrem quando uma substância simples reage com uma substância composta para formar outra substância simples e outra composta. Estas reações são também conhecidas como reações de deslocamento ou reações de substituição.
Como será que isto ocorre? Vamos ver alguns exemplos para entender melhor estas reações.


Reações de Simples Troca





Estas reações ocorrem quando duas substâncias compostas resolvem fazer uma troca e formam-se duas novas substâncias compostas. Vamos aos exemplos?
Reações de Dupla Troca

Experimento *-* Reações químicas

1− Reações em que ocorre a formação de precipitado 


Material : 1 tubo de ensaio 


Reagentes: NaCl 1M  e AgNO3   1M


Procedimento:   


•Transfira para um tubo de ensaio uma pequena quantidade 
de uma solução de cloreto de sódio (incolor)  
•Adicione a esta solução, algumas gotas de solução de nitrato 
de prata (incolor)


http://cac-php.unioeste.br/projetos/necto/arquivos2008/reacoes_quimicas_marcia_magalhaes.pdf

03 - Reações químicas


Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos oíons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.

domingo, 18 de setembro de 2011

Curiosidades sobre Funções inorgânicas.

O vídeo a seguir mostrará algumas curiosidades sobre Funções inorgânicas.



http://www.youtube.com/watch?v=4JDeRtc7w_Y

Experimento *-* Funções Inorgânicas

 Objetivo: o aluno deverá ser capaz de identificar funções ácidas e base, observar a alteração de cor da substância indicadora, identificar a coloração do elemento indicador para substâncias ácidas e básicas.


Material:


11 tubos de ensaio
Suco de uva, acetona
Suco de limão, sabonete
Detergente, creme hidratante
Sabão em pó, condicionador de cabelo
Vinagre, shampoo
Sal, açúcar


Comentário:
As substâncias que alteram sua coloração na presença de ácidos ou bases são ditas indicadores. O suco de uva esta nesta qualidade em nosso experimento.
Apresentará uma coloração diferenciada para cada elemento acrescentado de acordo com suas características.

Procedimento:
Numere os tubos
Adicionar 5mL de suco de uva a cada tubo de ensaio
Adicione aos tubos elementos diferentes, conforme a tabela abaixo, complementando com a cor e a função correspondente ou se é neutro.

Óxidos

Óxidos são substâncias que possuem oxigênio ligado a outro elemento químico, eles são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos. Um desses elementos é sempre o oxigênio (O). 




                                                                                 Mosaico feito com argamassa 
                                                                                 que provém do óxido de cálcio

.


Exemplos de alguns óxidos e suas aplicações :
Peróxidos: na indústria são usados como clarificadores (alvejantes) de tecidos, poupa de celulose, etc. Para essas utilizações sua concentração é superior a 30% de peróxido de hidrogênio. A solução aquosa com concentração de 3% de peróxido de hidrogênio, popularmente conhecida como água oxigenada, é usada como anti-séptico e algumas pessoas a utilizam para a descoloração de pêlos e cabelos.
Dióxido de silício: é o óxido mais abundante da crosta terrestre, ele é um dos componentes dos cristais, das rochas e da areia.
Óxido de Cálcio (CaO): Obtido a partir da decomposição do calcário, é usado na agricultura para diminuir a acidez do solo e também na preparação de argamassa na construção civil.
Óxido Nitroso (N2O): Conhecido como gás hilariante, esse óxido inalado em pequena quantidade provoca euforia, mas pode causar sérios problemas de saúde; é utilizado como anestésico.
Dióxido de Enxofre (SO2): É usado para a obtenção de ácido sulfúrico e no branqueamento de óleos alimentícios, entre outras aplicações. É um dos principais poluentes atmosféricos; em dias úmidos, combina-se com o vapor de água da atmosfera e origina a chamada chuva ácida.
Monóxido de Carbono (CO): Usado para obter certos produtos químicos e na metalurgia do aço. É normalmente o principal poluente da atmosfera das zonas urbanas; inalado combina com a hemoglobina das hemácias do sangue, neutralizando-as para o transporte de gás oxigênio no organismo.

Ácidos

Desde os tempos dos alquimistas, observou-se que certas substâncias apresentavam comportamentos peculiares quando dissolvidos na água. Entre tais propriedades destacavam-se o sabor, semelhante ao do vinagre; a facilidade de atacar os metais, dando origem a um gás inflamável; e o fato de produzirem espuma quando em contato com calcários. Essas substâncias foram denominadas ácidos.




Exemplos de alguns  ácidos :


Ácido clorídrico (HCl)
O ácido impuro (técnico) é vendido no comércio com o nome de ácido muriático.
É encontrado no suco gástrico.
É um reagente muito usado na indústria e no laboratório.
É usado na limpeza de edifícios após a sua caiação, para remover os respingos de cal.
É usado na limpeza de superfícies metálicas antes da soldagem dos respectivos metais.

Ácido fosfórico (H3PO4)

Os seus sais (fosfatos) têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.  
É usado como aditivo em alguns refrigerantes.

Ácido acético (CH3 - COOH)
É o ácido de vinagre, produto indispensável na cozinha (preparo de saladas e maioneses).

Ácido fluorídrico (HF)
Tem a particularidade de corroer o vidro, devendo ser guardado em frascos de polietileno. É usado para gravar sobre vidro.

Ácido carbônico (H2CO3)
É o ácido das águas minerais gaseificadas e dos refrigerantes. Forma-se na reação do gás carbônico com a água: CO2 + H2O ⇒ H2CO3

Ácido sulfúrico (H2SO4)
É o ácido mais importante na indústria e no laboratório. O poder econômico de um país pode ser avaliado pela quantidade de ácido sulfúrico que ele fabrica e consome.
O maior consumo de ácido sulfúrico é na fabricação de fertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amônio.
É o ácido dos acumuladores de chumbo (baterias) usados nos automóveis.
É consumido em enormes quantidades em inúmeros processos industriais, como processos da indústria petroquímica, fabricação de papel, corantes, etc.
O ácido sulfúrico concentrado é um dos desidratantes mais enérgicos. Assim, ele carboniza os hidratos de carbono como os açúcares, amido e celulose; a carbonização é devido à desidratação desses materiais.
O ácido sulfúrico "destrói" o papel, o tecido de algodão, a madeira, o açúcar e outros materiais devido à sua enérgica ação desidratante.
O ácido sulfúrico concentrado tem ação corrosiva sobre os tecidos dos organismos vivos também devido à sua ação desidratante. Produz sérias queimaduras na pele. Por isso, é necessário extremo cuidado ao manusear esse ácido.
As chuvas ácidas em ambiente poluídos com dióxido de enxofre contêm H2SO4 e causam grande impacto ambiental.


sábado, 10 de setembro de 2011

Bases
Bases têm sabor amargo e são semelhantes ao sabão quando as tocamos.
Se íons hidroxila são encontrados em uma solução, a solução é básica em natureza. Íons hidroxila são os únicos íons com carga negativa (ânions) formados quando uma base é dissolvida em água. Todas as propriedades de uma base se devem à presença destes íons. A fórmula química de um íon hidroxila é OH1-.
Bases são conhecidas como 'aceitadoras de prótons'.


Exemplos de  algumas  Bases e suas aplicações :


Anti-Ácidos ajudam a neutralizar a acidez (do ácido clorídrico) no estômago. Eles geralmente contêm duas bases, chamadas hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio. A fórmula química do hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio é Mg(OH)2 e Al(OH)3 respectivamente.
Hidróxido de Sódio é também conhecido como 'Soda Cáustica'. Sua fórmula química é NaOH.
Hidróxido de Potássio é também conhecido como 'Potassa Cáustica'. É usado na manufatura de baterias alcalinas. Sua fórmula química é KOH.
Amônia é um gás básico o qual é usado na manufatura de fertilizantes como a Uréia, nitrato de amônio e sulfato de amônio. A amônia é produzida para fins comerciais através do processo de Haber. Quando dissolvida em água, a amônia forma uma base conhecida como hidróxido de amônio. A fórmula química da Amônia é NH3.
http://br.syvum.com/cgi/online/serve.cgi/materia/quimica/acids_bases_salts.html

Sais e cotidiano.*-*



O sal carbonato de cálcio é encontrado nos recifes de corais e nas pérolas.
Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais.


O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.
 http://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/06/sal.jpg


carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente.

O vidro é usado na fabricação de utensílios domésticos.

carbonato de sódio (Na2CO3) é um pó branco ou levemente acizentado. É chamado popularmente de soda ou barrilha, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É empregado nas estações municipais de tratamento de água, em piscinas (para evitar que a água fique mais ácida) e ainda na fabricação de vidros.


bicarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) é um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Nos efervescentes que combatem à acidez estomacal, o bicarbonato de sódio é princípio ativo, é usado também como fermento em pães. Nos extintores de incêndio (pó seco ou úmido) é um dos componentes principais.
fluoreto de sódio (NaF2) serve como fonte de fluoreto para a formação do esmalte dental, que aumenta a resistência à formação de cáries. É usado em algumas pastas de dente e em enxaguatórios bucais.


salitre - nitrato de potássio (KNO3) e o salitre-do-chile - nitrato de sódio (NaNO3), são empregados como conservantes dos embutidos de carne (presunto, salame, mortadela, rosbife, etc, e como afrodisíaco. Tomam parte também, da composição de fertilizantes, de dinamites e da chamada pólvora negra (uma mistura de salitre, carvão e enxofre pulverizados).
sulfito de sódio (Na2SO3) é um sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar, na clarificação do papel sulfite.
Veja a lista de alguns sais que possuem aplicações relevantes na medicina:


Bicarbonato de sódio (NaHCO3) -  Antiácido;


Carbonato de amônio (NH4)2CO3 - Expectorante;


Carbonato de lítio (Li 2CO3 ) - Antidepressivo;


Cloreto de amônio (NH 4Cl) - Acidificante do tubo digestivo;


Cloreto de sódio (NaCl) - Soro fisiológico;


Fluoreto de estanho II (SnF2) - Fortalecimento do esmalte dental;


Iodeto de sódio (NaI) -  Fonte de iodo para a tireóide;


Iodeto de potássio (KI) - Fonte de iodo para a tireóide;


Nitrato de potássio (KNO3) - Diurético;


Permanganato de potássio ( KMnO4) - Antimicótico;


Sulfato de bário (BaSO 4) - Contraste em radiografia intestinal;


Sulfato de cálcio (CaSO4) - Gesso para imobilizações;


Sulfato de ferro II (FeSO4) - Fonte de ferro para anêmicos;


Nitrato de potássio (KNO3) - Germicida para olhos de recém nascidos;


Sulfato de magnésio (MgSO4) - Laxante.

Tabela de pH e como funciona.



O que pH?

  
pH ou potencial de hidrogénio iónico, é um índice que indica a acidezneutralidade ou alcalinidade de um meio. O conceito foi introduzido por S. P. L. Sørensen em 1909. O "p" deriva do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o ião de hidrogénio (H+).

Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii. O "p" equivale ao simétrico do logaritmo de base 10 da actividade dos iões a que se refere, ou seja:
 pH = - log10 [H+]
em que [H+] representa a concentração de iões H+ expressa em mol/dm3.



O que é a escala de pH?

  O carácter ácido de uma solução está relacionado com a concentração de iões H+ presente nessa solução (quanto mais forte é um ácido, maior é a concentração desses iões na solução).

A escala de pH é uma maneira de indicar a concentração de H+ numa solução.

Esta escala varia entre o valor mínimo 0 (acidez máxima), e o máximo 14 (acidez mínima ou basicidade máxima).


A 25 ºC uma solução neutra tem um valor de pH = 7.

Como medir o valor do pH ?

   O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eléctrodo acoplado a um potenciómetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eléctrodo em unidades de pH. Este tipo de eléctrodo é conhecido como eléctrodo de vidro, que na verdade, é um eléctrodo do tipo "ião selectivo".

   O pH pode ser determinado indirectamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metilo e o azul de tornassol.

   Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul). Utiliza-se ainda em grande escala, o papel indicador universal, que é uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou secos em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14. Tabelas com cores padrões do produto para os pH medidos são fornecidos com as tiras, para que se possa determinar o valor de pH, por comparação da tabela com a cor obtida na tira embebida na solução a analisar.

Obs.: Embora o valor do pH compreenda uma faixa de 0 a 14 unidades, estes não são os limites para o pH. É possível valores de pH acima e abaixo desta faixa, como exemplo, uma solução que fornece pH = -1,00, apresenta matematicamente -log [H+] = -1,00, ou seja, [H+] = 10 mol L?1. Este é um valor de concentração facilmente obtido em uma solução concentrada de um ácido forte, como o HCl.

Para que serve a escala de pH ?  
   É uma escala de valores que serve para determinar o grau de acidez ou de basicidade de uma dada substância. Varia entre 0 e 14, sendo o valor médio, o sete, correspondente a soluções neutras. Para valores superiores a 7 as soluções são consideradas básicas, e para valores inferiores a 7, serão ácidas.
   


Figura ao lado
Substância
pH
Ácido de bateria
< 1,0
Suco gástrico
1,0 - 3,0
Sumo de limão
2,2 - 2,4
Refrigerante tipo cola
2,5
Vinagre
2,4-3,4
Sumo de laranja ou maçã
3,5
Cervejas
4,0 - 5,0
Café
5,0
Chá
5,5
Chuva ácida
< 5,6
Saliva pacientes com câncer (cancro)
4,5 - 5,7
Leite
6,3 - 6,6
Água pura
7,0
Saliva humana
6,5 - 7,5
Sangue humano
7,35 - 7,45
Água do mar
8,0
Sabonete
9,0 - 10,0
Amoníaco
11,5
"Água sanitária"
12,5
Hidróxido de sódio (soda cáustica)
13,5

Exemplos de valores de pH, para substâncias que conheces