sábado, 10 de setembro de 2011

Tabela de pH e como funciona.



O que pH?

  
pH ou potencial de hidrogénio iónico, é um índice que indica a acidezneutralidade ou alcalinidade de um meio. O conceito foi introduzido por S. P. L. Sørensen em 1909. O "p" deriva do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o ião de hidrogénio (H+).

Às vezes é referido do latim pondus hydrogenii. O "p" equivale ao simétrico do logaritmo de base 10 da actividade dos iões a que se refere, ou seja:
 pH = - log10 [H+]
em que [H+] representa a concentração de iões H+ expressa em mol/dm3.



O que é a escala de pH?

  O carácter ácido de uma solução está relacionado com a concentração de iões H+ presente nessa solução (quanto mais forte é um ácido, maior é a concentração desses iões na solução).

A escala de pH é uma maneira de indicar a concentração de H+ numa solução.

Esta escala varia entre o valor mínimo 0 (acidez máxima), e o máximo 14 (acidez mínima ou basicidade máxima).


A 25 ºC uma solução neutra tem um valor de pH = 7.

Como medir o valor do pH ?

   O pH pode ser determinado usando um medidor de pH (também conhecido como pHmetro) que consiste em um eléctrodo acoplado a um potenciómetro. O medidor de pH é um milivoltímetro com uma escala que converte o valor de potencial do eléctrodo em unidades de pH. Este tipo de eléctrodo é conhecido como eléctrodo de vidro, que na verdade, é um eléctrodo do tipo "ião selectivo".

   O pH pode ser determinado indirectamente pela adição de um indicador de pH na solução em análise. A cor do indicador varia conforme o pH da solução. Indicadores comuns são a fenolftaleína, o alaranjado de metilo e o azul de tornassol.

   Outro indicador de pH muito usado em laboratórios é o chamado papel de tornassol (papel de filtro impregnado com tornassol). Este indicador apresenta uma ampla faixa de viragem, servindo para indicar se uma solução é nitidamente ácida (quando ele fica vermelho) ou nitidamente básica (quando ele fica azul). Utiliza-se ainda em grande escala, o papel indicador universal, que é uma mistura de indicadores de pH, normalmente em solução ou secos em tiras de papel absorvente, que apresentam distintas cores para cada pH de 1 a 14. Tabelas com cores padrões do produto para os pH medidos são fornecidos com as tiras, para que se possa determinar o valor de pH, por comparação da tabela com a cor obtida na tira embebida na solução a analisar.

Obs.: Embora o valor do pH compreenda uma faixa de 0 a 14 unidades, estes não são os limites para o pH. É possível valores de pH acima e abaixo desta faixa, como exemplo, uma solução que fornece pH = -1,00, apresenta matematicamente -log [H+] = -1,00, ou seja, [H+] = 10 mol L?1. Este é um valor de concentração facilmente obtido em uma solução concentrada de um ácido forte, como o HCl.

Para que serve a escala de pH ?  
   É uma escala de valores que serve para determinar o grau de acidez ou de basicidade de uma dada substância. Varia entre 0 e 14, sendo o valor médio, o sete, correspondente a soluções neutras. Para valores superiores a 7 as soluções são consideradas básicas, e para valores inferiores a 7, serão ácidas.
   


Figura ao lado
Substância
pH
Ácido de bateria
< 1,0
Suco gástrico
1,0 - 3,0
Sumo de limão
2,2 - 2,4
Refrigerante tipo cola
2,5
Vinagre
2,4-3,4
Sumo de laranja ou maçã
3,5
Cervejas
4,0 - 5,0
Café
5,0
Chá
5,5
Chuva ácida
< 5,6
Saliva pacientes com câncer (cancro)
4,5 - 5,7
Leite
6,3 - 6,6
Água pura
7,0
Saliva humana
6,5 - 7,5
Sangue humano
7,35 - 7,45
Água do mar
8,0
Sabonete
9,0 - 10,0
Amoníaco
11,5
"Água sanitária"
12,5
Hidróxido de sódio (soda cáustica)
13,5

Exemplos de valores de pH, para substâncias que conheces 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário