sábado, 10 de setembro de 2011

Sais e cotidiano.*-*



O sal carbonato de cálcio é encontrado nos recifes de corais e nas pérolas.
Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais.


O sal encontrado em nossa cozinha é o cloreto de sódio (NaCl), conhecido também como sal marinho ou sal-gema. É um sólido cristalino que além de ser usado para salgar a comida, tem larga aplicação na conservação de alimentos (carne seca, bacalhau, etc), na composição do soro fisiológico (uma mistura de água com 0,9% de cloreto de sódio) e como matéria prima para produção de cloro, de soda cáustica e de hipoclorito de sódio.
 http://hypescience.com/wp-content/uploads/2010/06/sal.jpg


carbonato de cálcio (CaCO3) é um sólido branco insolúvel em água, encontrado no calcário, na calcita, no mármore, etc. Está presente também nas cascas de ovos, nas pérolas e nos recifes de corais. Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente.

O vidro é usado na fabricação de utensílios domésticos.

carbonato de sódio (Na2CO3) é um pó branco ou levemente acizentado. É chamado popularmente de soda ou barrilha, é usado na fabricação de sabões e detergentes, celulose e papel, como desengraxante, na refinação do petróleo, e limpeza em geral. É empregado nas estações municipais de tratamento de água, em piscinas (para evitar que a água fique mais ácida) e ainda na fabricação de vidros.


bicarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) é um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Nos efervescentes que combatem à acidez estomacal, o bicarbonato de sódio é princípio ativo, é usado também como fermento em pães. Nos extintores de incêndio (pó seco ou úmido) é um dos componentes principais.
fluoreto de sódio (NaF2) serve como fonte de fluoreto para a formação do esmalte dental, que aumenta a resistência à formação de cáries. É usado em algumas pastas de dente e em enxaguatórios bucais.


salitre - nitrato de potássio (KNO3) e o salitre-do-chile - nitrato de sódio (NaNO3), são empregados como conservantes dos embutidos de carne (presunto, salame, mortadela, rosbife, etc, e como afrodisíaco. Tomam parte também, da composição de fertilizantes, de dinamites e da chamada pólvora negra (uma mistura de salitre, carvão e enxofre pulverizados).
sulfito de sódio (Na2SO3) é um sólido cristalino usado na conservação de alimentos, refinação de açúcar, na clarificação do papel sulfite.
Veja a lista de alguns sais que possuem aplicações relevantes na medicina:


Bicarbonato de sódio (NaHCO3) -  Antiácido;


Carbonato de amônio (NH4)2CO3 - Expectorante;


Carbonato de lítio (Li 2CO3 ) - Antidepressivo;


Cloreto de amônio (NH 4Cl) - Acidificante do tubo digestivo;


Cloreto de sódio (NaCl) - Soro fisiológico;


Fluoreto de estanho II (SnF2) - Fortalecimento do esmalte dental;


Iodeto de sódio (NaI) -  Fonte de iodo para a tireóide;


Iodeto de potássio (KI) - Fonte de iodo para a tireóide;


Nitrato de potássio (KNO3) - Diurético;


Permanganato de potássio ( KMnO4) - Antimicótico;


Sulfato de bário (BaSO 4) - Contraste em radiografia intestinal;


Sulfato de cálcio (CaSO4) - Gesso para imobilizações;


Sulfato de ferro II (FeSO4) - Fonte de ferro para anêmicos;


Nitrato de potássio (KNO3) - Germicida para olhos de recém nascidos;


Sulfato de magnésio (MgSO4) - Laxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário